É Pirâmide?

Esta é uma das frases mais ouvidas pelos profissionais de Marketing Multinível quando começam a falar sobre o seu negócio.

Isso demonstra o quanto há de equívocos e desinformações sobre o que é Marketing Multinível e sobre as Pirâmides Financeiras.

Muitas das pessoas que perguntam se é pirâmide nem sabem o que de fato isso significa. Simplesmente entendem por pirâmide qualquer negócio que possibilite indicar uma pessoa para se inserir num sistema de distribuição com pagamento de bônus sobre a indicação.

Apesar de as Pirâmides Financeiras usarem o modelo de Marketing Multinível para maquiar sua atividade ilícita, é possível notar diversas diferenças e é isso que quero apresentar a vocês.

Este conflito de informações atrapalha e prejudica os profissionais de Marketing Multinível, uma vez que o nosso negócio, realizado de forma séria e legal, é confundido com uma atividade fraudulenta e ilícita.

Por isso, quero deixar claro neste artigo as diferenças entre o MMN e as Pirâmides Financeiras. Mas antes de apontar as principais diferenças, vou esclarecer o conceito e a forma de atuação de cada um.

O marketing multinível é um modelo de remuneração utilizado para manter a força de vendas de produtos e serviços, onde o pagamento de comissões, bônus ou prêmios são destinados não só ao profissional que faz a venda como também a sua linha patrocinadora.

Linha patrocinadora nada mais é que a pessoa que lhe recrutou para desenvolver o negócio. Esta pessoa é a responsável por lhe apresentar a oportunidade de negócio e lhe ensinar como desenvolvê-lo. Também faz parte da linha patrocinadora quem indicou o seu patrocinador e assim por diante, criando uma rede de relacionamentos. A remuneração em cada empresa obedece a diferentes regras, não necessariamente todos que vieram antes de você receberão bônus de todas as vendas que ocorrerem pelos membros de sua equipe, também chamados de downlines.

O objetivo da empresa que adota este modelo de negócio é compensar o seu profissional pela venda do produto, bem como os profissionais de sua equipe, que normalmente são os que o recrutaram e treinaram este profissional.

O marketing multinível é uma atividade legalizada, baseada na comercialização de produtos e serviços. Ele se baseia em princípios e fundamentos éticos e legais e pode gerar bons rendimentos aos profissionais, dependendo, é claro, dos resultados de cada um.

As pirâmides financeiras, por sua vez, são negócios totalmente distintos do marketing multinível. Elas são esquemas ilegais de movimentação financeira.

Os modelos mais comuns de pirâmides financeiras são: As Correntes e o Modelo Ponzi.

Com o objetivo de demonstrar a diferença, criei um quadro para que você consiga identificar os dois tipos de negócios. Veja a seguir:

 

 
Marketing Multinível
Pirâmides Financeiras PONZI
Pirâmides Financeiras CORRENTES
A EMPRESA
Empresa devidamente constituída. Recolhe impostos e realiza uma atividade lícita. Os proprietários e diretores da empresa não se escondem, mantendo-se o tempo todo à frente do negócio. Normalmente empresa devidamente constituída, recolhe impostos e junto a uma atividade lícita insere uma atividade ilícita oferecendo remuneração ou garantia de ganho a pessoas que colocam ali seu dinheiro, muitas vezes dito que para compra de produto, todavia com garantia de ganho sem qualquer atividade comercial que sustente e garanta a fonte de recurso que fará tal remuneração. Na maioria das vezes os proprietários e seus diretores são conhecidos, pois há também uma atividade lícita e a nossa justiça é muito lenta para punir os responsáveis e as penas são leves. Normalmente não há empresa e não há recolhimento dos impostos. Geralmente, há uma empresa de fachada muitas vezes em um paraíso fiscal.
O PRODUTO
O Produto é o motivo da movimentação financeira e consequentemente do pagamento de comissões, bônus e prêmios. O Produto é uma desculpa para a movimentação financeira. Em muitas ocasiões a movimentação dos produtos é feita para mascarar a atividade financeira. Muitas vezes a movimentação do produto é parcialmente realizada. Para alguns o raciocínio é que o crime compensa. Normalmente não tem produto. Quando tem, muitas vezes é algo que ninguém compraria se não tivesse envolvida a atividade da Pirâmide.
OS GANHOS
Promessa de ganho ao vender produtos diretamente ou indiretamente. Promessa de ganho baseada no valor que investiu (Atividade ilícita). Poderá também ter ganho ao vender produtos direta ou indiretamente utilizando-se do modelo do Multinível (Atividade lícita). Promessa de ganhos por trazer outras pessoas para o esquema.
LEGALIDADE
Totalmente legítima e legal perante a lei.
Não há legislação específica e nenhuma que a impeça de ser realizada.
Ilegal perante a lei incorrendo em crime contra a economia popular.
Lei nº 1.521/51.
Ilegal perante a lei incorrendo em crime contra a economia popular.
Lei nº 1.521/51.
OS PRIMEIROS
Entrar entre as primeiras pessoas não garante maior ganho, pois os ganhos vêm do resultado e não da ordem de chegada.
Veja os prós e contras de entrar logo no início.
Vantagem:
Oportunidade de conquistar maior fatia de mercado e formar grande equipe.
Desvantagem:
Empresa e produtos podem não ter grande aceitação comercial, desafios de logística, administrativos e financeiros advindos inclusive de grande crescimento, levando a empresa a quebrar.
Geralmente, os primeiros são os que mais ganham pois aproveitam o maior período de funcionamento do esquema.
É possível que alguns dos primeiros, devido à ganância, façam reaplicações e ao final percam tudo, pois não conseguem identificar o momento que o esquema vai desmoronar.
Os primeiros são aqueles no topo da Pirâmide e são os que mais vão ganhar.
O dinheiro que a base perderá ficará nas mãos daqueles que estão no topo.

 

 

Como vimos na tabela acima, prometer ganhos baseados no investimento, realizar negócios sem produtos ou serviços, ganhar pela ordem de chegada pura e simplesmente, independente de obter resultado em vendas, e participar de negócios sem empresas, são seguramente indícios de Pirâmides Financeiras.

Nestes casos quando cessa a entrada de novos participantes, o negócio sofre um colapso, trazendo enormes prejuízos para os que entraram por último, uma vez que investiram e não tiveram tempo de recuperar seus investimentos.

No Marketing Multinível se deixar de recrutar novas pessoas para serem seus empreendedores não quebra a empresa. Embora não entre novos empreendedores, se os que já estavam antes no negócio continuam vendendo e/ou consumindo produtos e serviços, o negócio se mantém.  Ninguém pode falar que perdeu dinheiro, nem mesmo o último que entrou, pois este poderá vender produtos e serviços para consumidores finais, sem cadastrar novos empreendedores no negócio. Afinal, ele pagou um preço irrisório para entrar no negócio. Além disso, a compra de produtos poderá ter sido em maior ou em menor quantidade, mas, referente a esta compra, o empreendedor recebeu os produtos.

A única forma de perder dinheiro é quando o empreendedor investe em viagens, treinamentos, elaboração de materiais de publicidade e outras coisas que ele faz de forma espontânea e que não se trata do padrão de trabalho adotado na indústria.

 

Vimos que pirâmide financeira é um sistema de fraude que algumas vezes se traveste de marketing multinível. Isso é possível porque muitas empresas que aplicam esse golpe utilizam a estrutura comercial de um negócio autêntico e legal, possuindo toda a documentação e registro como se fosse uma empresa legalizada de marketing multinível. Elas montam planos de compensação, muitas vezes criam um produto de fachada só para se passarem por empresas legítimas, mas não são.  No final das contas tem um sistema que não se sustenta e poucos ganharão muito dinheiro e muitos perderão.

 

Mas afinal o que difere o marketing multinível das pirâmides?

Essencialmente no Marketing Multinível você ganha conforme resultados do seu trabalho junto com a sua equipe. Nas Pirâmides embora possa existir remuneração por realizar algum trabalho, os ganhos são baseados no investimento e não há sustentação financeira quando novos profissionais deixam de entrar no negócio.

Além das diferenças apresentadas na tabela, há ainda mais algumas observações que podem nos ajudar a identificar um esquema de pirâmide. Fique atento!

– A premissa do marketing multinível diz que só é possível obter renda com a venda de produtos e isso pode levar mais ou menos tempo, dependendo da dedicação e vontade de cada profissional. Já as pirâmides financeiras prometem ganhos rápidos de dinheiro, com pouco ou nenhum esforço. Podem também garantir rendimentos superiores ao investimento inicial em pouquíssimo tempo.

– No MMN, o produto é vendido por um preço justo. Um negócio que se mantém terá pessoas que comprarão o produto no preço ofertado mesmo sem haver a oportunidade de negócios. Já nas Pirâmides, ocorrem todas as situações, há aquelas que não têm o produto, outras que tem um produto apenas para dizer que o tem e colocam o preço nas alturas e também há aquelas que têm o produto, inclusive a preços de mercado, mas é só para maquiar a outra parte da operação, onde oferece ganhos baseados no investimento.

– Ao contrário do marketing multinível que se organiza sobre princípios legais, as pirâmides financeiras configuram Crime Contra a Economia Popular, previsto por nossa legislação.

– O marketing multinível estabelece relações contínuas de consumo com pessoas fora da estrutura. Na pirâmide, o que se está comercializando é a troca dos próprios recursos internos.

– O marketing multinível, além de proporcionar treinamentos e suporte aos seus vendedores, garante continuidade nos processos. Já a pirâmide normalmente se caracteriza pela falta de treinamento aos seus membros, estabelecendo como regra a captação de novos empreendedores.

– No marketing multinível a recompensa é proporcional ao esforço de cada um. Na pirâmide ganha mais quem está no topo da hierarquia e/ou aquele que mais investe a tempo, antes do esquema desmoronar.

– No marketing multinível, é possível o vendedor obter lucros somente com a venda dos produtos, não sendo obrigado a recrutar pessoas para a estrutura. Na pirâmide só há lucros se novas pessoas entrarem no esquema.

 

Espero que com essas informações você consiga distinguir os dois modelos e encontrar as grandes oportunidades de Marketing Multinível que estão disponíveis e que entram no mercado a cada dia.

 

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