Artigo Publicado na revista Loucos por Marketing.

Como já sabemos o Marketing Multinível é uma estratégia comercial para distribuição de produtos e serviços, proporcionando uma oportunidade aos seus consumidores e/ ou distribuidores. Porém, se observarmos detalhadamente os negócios em Marketing Multinível, vamos constatar a grande importância das pessoas no negócio. Não adianta ter o melhor produto ou o melhor plano de compensação, se não tivermos os empreendedores desenvolvendo o negócio. Portanto, não seria errado dizermos: O Marketing Multinível é a oportunidade onde pessoas comuns podem construir uma equipe de pessoas, consumidoras e/ou distribuidoras de produtos e serviços, criando assim, um negócio baseado na sua casa, com potencial milionário.

Produto e pessoas são importantes. As pessoas desenvolverão o negócio; os produtos são fundamentais para que as pessoas sustentem este negócio. Uma vez que este negócio é baseado em casa, na maior parte das localidades, você não encontrará uma loja, escritório ou sede da empresa em cada cidade. A falta de um ponto de referência fixo onde gere a segurança no negócio muitas vezes é suprimida pelos eventos que são realizados costumeiramente em hotéis ou salões de convenções e até mesmo nas casas dos empreendedores, sendo que, cada vez mais começa-se a usar a internet para a realização de eventos online. Os principais objetivos dos eventos são: apresentação da oportunidade de negócios, treinamentos para os associados/distribuidores, eventos sociais e filantrópicos. Embora citemos estes como os objetivos, há um resultado final nestes eventos que têm maior importância que qualquer outro objetivo: a motivação.

Um bom evento motiva, gera ações, novos comportamentos nas pessoas e proporciona maior união das equipes de trabalho. Já um evento não tão bem organizado e onde os palestrantes não são felizes na sua comunicação, são capazes de destruir um negócio. Pessoas vivem de emoções, pessoas constantemente influenciam e são influenciadas. A palavra tem poder e aliada aos exemplos de líderes é capaz de mover milhares de pessoas.

Vamos apresentar uma série de artigos nas próximas edições sobre cada uma das modalidades de eventos. Nesta edição, vamos falar sobre os eventos realizado em auditórios. Esta é a modalidade mais utilizada no Marketing Multinível nos últimos anos. Começa a ser substituída parcialmente por apresentações online, todavia ainda é disparada, a forma mais utilizada para o crescimento da maior parte das empresas de Marketing Multinível.

Nesta matéria, vamos apresentar como um empreendedor pode usufruir destes eventos, na próxima falaremos sobre como organizar eventos de Sucesso e continuaremos nas matérias seguintes, analisando os eventos online, nas residências, grandes eventos feitos pelas empresas e os eventos sociais. Embora muitas pessoas ao serem convidadas para qualquer evento em hotéis fiquem receosas, pois já estiveram lá outras vezes e nem sentiram como algo que o interessasse, esta modalidade ainda continua sendo a principal forma para o desenvolvimento de negócios, pela sua facilidade de expansão, não dependendo de estruturas e permitindo rápida expansão nacional e internacional. Vejamos algumas dicas de como um empreendedor pode aproveitar estes eventos feitos algumas vezes pela empresa e muitas outras por outros empreendedores: Antes de tudo, faça destes eventos um local onde você encontra amigos, faz novas amizades e se diverte.

Ter prazer em participar dos eventos e sentir que ele faz bem para você e para as pessoas que você leva ao evento. Se algum imprevisto acontecer e porventura haja falhas no evento, não se estresse. Aprenda com a falha para que não haja repetição dela, mas não deixe que um detalhe estrague o evento em função do estresse. Chegue sempre antes da hora. Vá buscar seus convidados na casa deles e venham juntos. Se for um evento com ingresso pago, receba o valor antecipadamente de seus convidados. Isso vai ser importante para firmarem maior compromisso, evitar que você tenha prejuízo com ingressos que você comprou e o seu convidado falte ao evento.

Se forem eventos de rotina, como por exemplo, todas as semanas, não fale ao convidado que tem todas as semanas. Ao falar isso, começará a receber desculpas sempre, pois o convidado não vai priorizar o evento, pois como tem todas as semanas, tende a deixar sempre para a semana seguinte. Se estiver no evento acompanhado de convidado, apresente-os para outras pessoas. Promova a integração e novas amizades. Quando estiver acontecendo o evento, não converse com as pessoas. Dê atenção total ao palestrante. Esteja vestido adequadamente. Havendo dúvida no traje, prefira a melhor opção. Se puder, ajude na organização do evento. Pode ser na recepção, no som, ou acendendo e apagando as luzes, etc.

Quanto mais protagonista você se sentir e compromissos você assumir junto aos eventos e ao seu negócio, mais irão te ajudar no sucesso do negócio, pois forma uma cola que acaba dificultando que venhamos a desistir. Se a apresentação for em um hotel ou local de alto nível, aproveite a estrutura do local para você sentir como é bom usufruir de serviços de qualidade. Então sugiro passear pelo Bar do Hotel, pedir um café ou refrigerante. Por mais caro que seja, ainda é muito barato em função do que isso pode significar inconscientemente para você.

Acompanhamento após a apresentação:

Não hesite em ligar no dia seguinte para agradecer pela presença. As 24 horas seguintes após o evento, são as mais importantes, pois é neste período que o convidado está pensando sobre o assunto, com dúvidas, muitas vezes falando com outras pessoas que não conhecem o negócio, mas que sempre têm alguma opinião. Esclareça as dúvidas, encontre-os pessoalmente para pegar o material que foi deixado no dia do evento. Convide os candidatos para algum evento maior da empresa caso tenha algo programado, bem como para o próximo evento em sua casa, caso já tenha agendado.

Ajude os seus novos membros da equipe a organizarem as suas próprias apresentações e inicie o processo de duplicação, juntamente com eles. Na próxima edição, publicaremos uma matéria sobre como organizar os eventos.

Edmundo Roveri é empresário, palestrante, consultor e escritor especialista em Marketing Multinível. É diretor de eventos na ABRAMMN – Associação Brasileira de Marketing Multinível, Pós-graduado em Marketing pela ESPM e MBA em Franchising pela Universidade autônoma de Lisboa. Com experiência como empreendedor e executivo internacional com empresa Marketing Multinível.

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