O Marketing Multinível passa por seu melhor momento, mas essa amplitude de atuação não é garantia de sucesso e eficiência. Assim como as empresas convencionais que, segundo estatísticas, estão sujeitas a fecharem suas portas antes dos cinco anos de existência, as empresas que adotam este modelo de Marketing Multinível correm o mesmo risco, por uma série de razão, seja em razão do sistema produtivo que não suporta o crescimento rápido do negócio e acaba gerando um efeito dominó, no qual o produto vendido não é fabricado, se não é fabricado não é entregue ao cliente, se não é entregue ao cliente não é pago comissão, se não é pago a comissão ocorre a desmotivação dos profissionais do sistema, o que pode levar a empresa ao seu fechamento.

Outro motivo, geralmente comum nesse tipo de modelo comercial, é o erro no planejamento e na escolha do plano de compensação, obrigando a empresa a mudar todo seu planejamento durante a operação, o que certamente deixará muitos profissionais inseguros e insatisfeitos.

Apresentado isto, então qual a melhor maneira de escolher uma empresa que possa oferecer segurança e ter um futuro próspero e de longo prazo?

Para ajudá-lo nesta caminhada, vou apresentar os principais critérios que entendo serem fundamentais para a escolha de uma empresa idônea e com futuro promissor. Vamos a eles:

1) Ter Boa-fé:

Você deve analisar se a empresa e seus donos possuem boa-fé. Normalmente quem tem má-fé não costuma anunciar em público suas intenções e somente com o tempo é que conseguiremos conhecer o que estava por trás de tantas promessas. Todavia as pessoas têm um histórico de realizações pessoais e profissionais, então busque conhecer qual a história das principais pessoas envolvidas no negócio em que deseja atuar e que são responsáveis pela empresa.

2) Saber onde fica:

É importante também ter todas as informações sobre a estrutura da empresa, como local da sua sede, telefones para contato, e descobrir quem são os diretores também é uma boa prática. Tudo isso não garante que você não tenha problemas, mas são aspectos positivos de que a empresa pode ser séria.

3) Ter Produto ou serviço desejado pelo mercado:

Outro aspecto a ser analisado é a existência de um produto. É preciso avaliar qual o produto que está sendo comercializado pela empresa. Aqui, vale fazer algumas considerações:

  1. a) Valor do produto:A empresa pratica o valor de mercado ou oferece seu produto por um valor muito acima do valor médio praticado no mercado? Se a empresa está vendendo por um valor muito mais caro, pode significar que seu objetivo não é o produto, mas sim, o dinheiro arrecadado pela rede, uma vez que dificilmente ele será vendido.

Para fechar essa análise do valor do produto, você deve responder a seguinte pergunta, com toda a sinceridade: “você compraria esse produto se não tivesse incluído nele o Marketing Multinível? Ou conhece muitas pessoas que comprariam este produto sem saberem que existe uma oportunidade de negócios?”

Se a resposta for sim, ótimo! Está no caminho certo, esta empresa poderá ser um bom negócio para você. Se a resposta for não, é melhor continuar analisando outras empresas antes de tomar a decisão.

  1. b) Tendências de mercado:Deve se perguntar como estará esse tipo de mercado que é atendido pelos produtos e serviços comercializados pela empresa nos próximos dois, cinco e dez anos. Essa análise é importante, pois você está construindo toda a sua estrutura de negócios para atender um mercado que precisa ser duradouro, caso contrário, todo o investimento de dinheiro, tempo e energia poderá ser em vão.

4) Plano de Compensação:

É importante analisar também se o plano de bônus e premiação oferecidos pela empresa é interessante para você, ou seja, se este plano lhe favorece ao longo do tempo. Digo isso, pois existem planos de compensação que são extremamente complexos e de difícil compreensão, o que em muitos casos pode levá-lo ao erro.

O que quero dizer é que o mercado oferece diversos modelos de planos, por exemplo, existem planos que permitem que poucas pessoas ganhem muito dinheiro e outros planos que vão fazer muitas pessoas ganharem dinheiro suficiente.

Trata-se de uma questão de opção. Se você entende que tem perfil para ganhar muito dinheiro junto aos poucos profissionais da liderança da empresa, ou seja, ser um top líder como eles, a escolha ideal é o primeiro plano, mas lembre-se, isso é muito difícil de alcançar e talvez você se decepcione por não conseguir atingir esse objetivo, portanto, analise com cuidado.

5) Sua Realidade:

Minha intenção não é menosprezar ninguém, mas você precisa avaliar se a sua realidade financeira lhe permite atuar nesse modelo de negócio. Digo isso, pois muitas empresas de Marketing Multinível exigem em contrato que você adquira um determinado volume de produtos para se manter qualificado, levando muitas pessoas ao erro de comprar produtos que não comercializa e são em demasiada quantidade que não os consome, você vai ter que investir e no início isso pode ser um pouco custoso, uma vez que além de produtos, há também os investimentos em eventos para trazer novos colaboradores.

A pergunta é: Se você não conseguir um retorno imediato com o Marketing Multinível que supra esse investimento, terá condições de continuar bancando esse modelo de negócio?

Esta pergunta é importante porque em alguns modelos, o resultado expressivo, ou seja, o volume de dinheiro, só vem ao longo do tempo de atividade e isso pode demorar um pouco, por isso, é importante ter a certeza de que está disposto a investir e tem capacidade para tal.

Também está ligado à sua rede de relacionamentos, pois o ambiente que você convive provavelmente será o principal que você abordará para trazer novas pessoas para o negócio, seja para fazerem parte de sua equipe ou para serem seus clientes. Identifique qual a realidade de sua rede de relacionamento e o quanto ela se alinha as soluções apresentadas pela empresa.

Esses são os principais critérios para se escolher uma empresa, no mais, é preciso pensar também em seu nível de liderança, habilidade de comunicação, pessoas que pretende convidar para o negócio e no seu sexto sentido que poderá ajudá-lo no momento de definição do que deseja fazer.

Não tenha pressa para escolher a melhor opção. É melhor adiar a decisão e, quando identificar o negócio certo, colocar todas as energias e desenvolvê-lo com profissionalismo, do que entrar para um negócio com um pé na frente e outro atrás e no final das contas não sair do lugar.

Lembre-se que, antes de tudo, este trabalho exige que você compre e venda todos os dias a ideia da empresa que escolher. Representá-la é emprestar a sua própria credibilidade para o produto e vice-versa. E, após a escolha, “vestir a camisa” e se dedicar para, enfim, obter o sucesso desejado.

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